sábado, 14 de maio de 2011

Chocolaate! hmm...

                                
Chocolate, para muuitas pessoas é a melhor coisa que se existe para comer, apesar de variar nos diferentes sabores de chocolate. Um mais gostoso que o outro.  Por isso se torna uma coisa menos enjoativa de comer. Muitas pessoas, preferem chocolate ao leite, e puro. Outras gostam de chocolate com castanhas, avelã, nozes. Outras gostam de chocolate meio amargo ou amaro.  hm...
O chocolate é um "alimento" feito a partir da amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América  Central. A partir dos decobrimentos foi levado para a Europa onde popularizou-se, especialmente a partir dos séculos XVII. Foi ai então, que começaram a surgir diferentes sabores de chocolate, e diferentes "recheios".
Processamento do cacau:
A cultura do cacau é considerada de intensiva em mão de obra, pois necessita de trabalhos manuais ao longo de todo o processo Quase toda a produção provém de pequenas propriedades cultivadas por 3,5 milhões de pequenas famílias em todo o mundo. Sendo que dessas, 2,6 milhões estão na África. De modo geral, o processamento das sementes de cacau passa por três etapas: colheita, fermentação e secagem.
A colheita é manual, pois os frutos não amadurecem ao mesmo tempo, além disso a mesma deve ser feita cuidadosamente para evitar danos à camada externa do caule, pois esses danos permitem a infiltração de pragas.] Os frutos são colhidos maduros, sendo a maturação determinada em função da cor e pelo ruído que o fruto faz ao ser levemente sacudido. Em seguida, os frutos são abertos e as sementes, selecionadas.] Logo após a colheita é iniciada a fermentação dos grão O chocolate, por essa razão é um alimento fermentado, sendo que esse processo inicia a formação de numerosos compostos que determinam o sabor, o aroma e o bouquet posterior.

Produção do chocolate:
Na fase estritamente industrial um número maior de etapas são necessárias. Independente do seu uso, todos os grão passam obrigatoriamente por uma limpeza, torrefação, descasque e moagem. A partir da moagem o processo pode seguir por diferentes vias.
Ao chegar às fábricas, as amêndoas passam por um controle de qualidade e por uma limpeza que visa eliminação de impurezas, tais como sujeira das sacas, galhos, pedrinhas, areia, dentre outros  contaminantes físicos, que é feita mecanicamente através de um sistema de escovas e peneiras. Em seguida são torradas. Esse é o primeiro passo crítico no desenvolvimento de aroma que provém diretamente da fabricação: o aroma de torrado.

Tipos de chocolate:

Chocolate em pó: O chocolate em pó é feito com a amêndoa de cacau moída, sem a manteiga, sendo muito utilizado em receitas, inclusive debrigadeiro e chocolate quente. Pode ser amargo, e aí possui o nome de cacau em pó, meio amargo e doce, que não deve ser confundido com chocolate solúvel (ou achocolatado) para saborizar o leite.
  • Chocolate amargo: feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite. É também chamado de "chocolate puro", pois além do cacau leva apenas açúcar. Neste caso existem as variações extra amargo (75 a 85% de cacau), amargo (50 a 75%) e meio amargo (35 a 50%). É mais usado em confeitaria, com algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas. Caracteriza-se pela cor escura e paladar amargo.
  • Chocolate ao leite (no Brasil) ou chocolate de leite (em Portugal): leva na sua confecção leite em pó ou leite condensado. A maior parte dos fabricantes europeus usam leite condensado, conforme escolha original de Peter e Nestlé, enquanto os produtores britânicos e americanos usam o leite em pó. Neste tipo os teores de cacau estão entre 30 e 40%.
  • Chocolate branco: feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Foi criado apenas no século XX.  É o mais doce e de textura bem cremosa.
  • Couverture: termo em francês que define o chocolate rico em manteiga de cacau, utilizados pelos profissionais chocolateiros.
  • Diet: composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e sacarina (usados em substituição do açúcar) e vanilina. O chocolate diet é sempre nobre já que não pode ser misturado com óleos e gorduras. Apesar de não ter açúcar em sua composição, eles são altamente calóricos. O chocolate dietético, em geral, é vendido em barras. Podem-se criar produtos banhados e recheados destinados aos apreciadores de chocolate dietético ou para os diabéticos.

chocolate branco

 chocolate amargo
chocolate ao leite



O que achou? Comente! yumi, yumi, yumi..


Nenhum comentário:

Postar um comentário